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Crianças Conmusica

As aulas de música para crianças na Escola de Música Moderna EMMA, seguem a metodologia ConMusica. O sistema Conmusica é destinado a crianças das mais diversas idades e as aulas são ministradas por professoras credenciadas no sistema de ensino ConMusica.
A EMMA tem 3 docentes credenciados que fizeram cursos de formação pedagógica especifica para desenvolver estes magníficos cursos. Apenas os professores credenciados poderão dar aulas neste sistema.

Instrumentos

Piano | Voz | Percussão

Plano Pedagógico

Sistema Conmusica

Aulas Disponíveis:

0 - 8 anos

O sistema ConMusica foi criado na Alemanha por pedagogos com mais de 30 anos de experiência em metodologias de ensino de música para crianças. Um desses especialistas é Asmus J. Hintz professor catedrático na Universidade Estadual de Música e Teatro de Hamburgo.
Este sistema é profusamente usado na Alemanha e em Espanha, estando já a ser usado em várias escolas oficiais estatais em ambos os países. Inclusivamente a Universidade de Cadiz já reconheceu o mérito do sistema e desenvolve cursos para docentes ConMusica.

Estudou música, composição e regência de coro. Trabalhou por mais de 30 anos em cargos de gerência sénior em multinacionais ligadas à indústria musical como responsável pela cultura educacional e gestão de serviços educacionais. Em 2010 funda a Conmusica Gmbh - Instituto de Educação Musical Moderna onde aprimorou ainda mais a metodologia que vinha desenvolvendo, construindo o sistema educacional ConMusica com a ajuda de especialistas em educação infantil, especialistas em pedagogia, compositores e músicos profissionais.

• Conmusica enfoca a educação musical na primeira infância. Pretende-se dar às crianças a oportunidade de adquirir habilidades de prática musical, mais cedo e de uma maneira diferente do habitual. De forma adequada à sua perceção e desenvolvimento, com os estímulos visuais e auditivos adequados.
• Durante a aprendizagem com este sistema as crianças são capazes de reconhecer formas musicais e possibilidades (durações, dinâmica, alturas, padrões rítmicos, articulação, etc) e tocá-las cantando e tocando em instrumentos Orff.
• Para isso, desenvolvemos um currículo especial e conceitos correspondentes. Nas turmas, os pais (ou outro acompanhante) e os filhos são orientados em determinadas tarefas didático pedagógicas, referenciadas no manual do professor. As crianças são inspiradas a descobrir coisas novas, a sentir sons e alegria e a enriquecer sua comunicação com atividades musicais.
• Foram criados dois personagens baseados em animais ligeiramente antropomorfizados para estabelecer as ligações afetivas com o imaginário da criança, que irá aprender através de histórias e estímulos à imaginação: Max e Mia.

• Materiais pedagógicos atrativos e adequados: Livros e CD’s diversificados consoante a faixa etária.
• Manuais de professor muito bem estruturados, com os planos de sessão detalhados.
• Formação continua e adequada dos professores.
• Foco em cantar, expressividade, praticas de teclado e criatividade.
• Presença de um adulto encarregado da criança que participará nas atividades da aula em conjunto com a criança.
• Estimulação cognitiva e emotiva.

• Os pais das crianças são convidados a estarem inseridos no processo. Apoiados pelo livro de música " Max e Mia" e os CDs que os acompanham, os pais têm a oportunidade de cantar com seus filhos, não só na aula, mas em casa também.
• De acordo com feedback recolhido de famílias alemãs e espanholas, os CDs são tocados com muita frequência em casa e no carro e as crianças usam muito o livro. Os pais realmente cantam com seus filhos. Alguns pais deram um feedback muito positivo: estão felizes por seus filhos poderem expressar-se musicalmente. Eles relatam que as crianças falam muito sobre isso em casa e aguardam impacientemente a próxima aula.
• Apesar de o sistema ConMusica ser originalmente desenvolvido em língua alemã, os materiais para as aulas ConMusica em Portugal e para as escolas em Espanha estão a ser continuadamente traduzidas do alemão. Os livros e CDs das aulas na EMMA usam língua Portuguesa. Cada semestre terá um livro diferente.

O sistema Conmusica contempla a divisão em várias tipologias etárias, inclusivamente música para grávidas e para bebés de colo. No entanto o foco maioritário é o de:

Até 1 ano a 1 1/2
1 a 2 ½ anos
2½ a 4 anos
4 a 6 anos
7 a 8 anos

Até 1 ano a 1 1/2 - O livro "Max e Mia - na vida com música" traz tópicos variados exemplificados pelos seguintes: Como acordar, acariciar, abraçar, contacto corporal, tomar banho, comer, beber, dormir, aniversário, etc. Os aspetos musicais de ouvir, cantar e sentir estão no centro das atividades. Ações como brincar com toalhas, bolas, salpicos na piscina, cheirando especiarias e fragrâncias, etc. Também há abordagem a perceções sensoriais não relacionadas à música. Os versos das letras incentivam pais e filhos a participarem de atividades que podem ser experimentadas em conjunto com a música. Através de canções e tarefas habituais (por exemplo, a música de boas-vindas), os pais e filhos aprendem a deixar a música envolvê-los e a formar uma transição da vida quotidiana para aquela hora de aula ou estudo em casa. A música, o toque, o contacto físico e a própria interação de pais e professores criam uma atmosfera de confiança, ajudam a criança a construir relacionamentos, permitir-lhes e explorar e desfrutar de todo o evento a partir da sensação de segurança. Exercícios sensoriais e psicomotores são usados em diferentes partes das aulas e estimulam as crianças a explorar seu ambiente. A "Descoberta Livre" faz parte de cada plano de aula e oferece às crianças a oportunidade de examinar experiências e oferecer um nível de aprendizagem autosselecionada. As crianças decidem de forma independente e sem influência dos pais ou professores se querem estudar um instrumento nesta fase da aula ou preferem observar as outras crianças.

• 1 a 2 ½ anos - Este programa promove o objetivo principal de "Música é linguagem". Max e Mia experimentam junto com as crianças o que pode ser expresso e experimentado com a música. Enquanto em "Max e Mia - Na Vida com Música", principalmente pais e professores atuam, neste programa cada vez mais as crianças são ativadas. O objetivo é criar as condições para o desenvolvimento de habilidades específicas musicais e aspetos musicais (dinâmica, tempo, registos) e cantando em solfejo deliberadamente do que para usar a expressão musical.

2½ a 4 anos - Max e Mia fazem música. O objetivo principal é "Música como linguagem". O canto, dizendo dos versos e vendo as ilustrações nos livros de apoio, ouvindo e desenhando as histórias da experiência dos personagens Max e Mia ajuda a promover a expressividade musical, estimular a imaginação e as capacidades verbais das crianças. Em foco está a alegria das crianças que tocam suas próprias músicas. Cada lição torna-se uma experiência musical. Cantando em conjunto com exercício e contacto físico dos pais transmite habilidade emocional, proximidade e empatia. O envolvimento com aspetos musicais, como a métrica, estrutura, articulação, brincar e transformar melodias conhecidas (por exemplo, com um novo texto), bem como a invenção de música própria para textos e histórias acompanham e apoiam as crianças no caminho para o nosso objetivo "a música torna-se linguagem". A música é um dado adquirido como meio de comunicação para as crianças, nestas aulas o seu ouvido musical é desenvolvido e suas habilidades linguísticas são fortalecidas.

Aos 4 e até aos 6 anos de idade - Max e Mia na música do país das maravilhas. A partir do quarto ao sexto ano do ensino musical com "Max e Mia no Pais das Maravilhas” será continuado o principal objetivo de desenvolvimento de "música como linguagem," mas já prepara os alunos antes das aulas instrumentais secundárias. O programa recorre a algumas breves demonstrações de músicos e educadores de música com seus respetivos instrumentos principais, que permitem à criança conhecer diferentes instrumentos musicais e partes vocais na sua variedade tonal, bem como o modelo musical e a própria performance musical do professor. Ao final de dois anos, a criança adquiriu conhecimentos básicos sobre a cultura musical do seu ambiente, habilidades musicais elementares como leitura de notas musicais, audição diferenciada, reconhece harmonias e estruturas rítmicas, pode já ter encontrado seu instrumento ideal e está bem preparado para as lições instrumentais que se seguem. O programa integra divertidamente a performance de música no dia a dia da criança e da família. O objetivo é despertar e promover a alegria das crianças em lidar com a música e fazer sua própria música. Uma vez por semana, as crianças vêm à escola de música EMMA acompanhadas por um membro adulto da família, cantam e tocam música em vários instrumentos, com especial ênfase em práticas de piano numa fase avançada. Os livros ilustrados com textos e músicas relacionados ao mundo da vida quotidiana e imaginário da criança, apoiam o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

• Existem outras faixas etárias como os 7 aos 8 onde os livros apresentam o Max e a Mia já como crianças, num livro BD cheio de actividades baseadas nas músicas utilizadas nos livros anteriores, mas com arranjos ligeiramente diferentes e tarefas de performance mais exigentes e adequadas a crianças que frequentam o 2º e 3ºs anos escolares e já sabem ler balões de diálogo com texto.

• Para informação sobre música para grávidas, por favor  contacte-nos.