Testemunhos

#Estudar na EMMA

``Muito bom. Felicidades `{`...`}`Muito sucesso para vocês que todos os dias trabalham afincadamente na formação musical e pessoal de tantos alunos. Como mãe muito obrigada pelo que têm feito pelas minhas filhas. Bjs`` - ISABEL ROMÂO

#Estudar na EMMA

``Parabéns a todos os alunos, professores e pessoal da EMMA pelo excelente trabalho e espectáculo. Sempre a superar espetativas`` - FRANCISCO JOSÉ GOMES

#Estudar na EMMA

``Excelente escola, professores e alunos parabéns à EMMAs. Bjs`` - ISABEL ARSÉNIO

#Estudar na EMMA

``Estão todos de parabéns pelo empenho, dedicação e trabalho árduo... A todos eles, os meus parabéns, `{`...`}` a minha admiração: trabalho, empenho e dedicação são importantes; mas é o SONHO que permite o saber que é possível ``voar mais alto``... E tenho a certeza que isso continuará a acontecer`` - Raquel Vairinhos

#Estudar na EMMA

``Mto bem, sem exceção, aqui há mto talento!`` CARLA DIAS

#Estudar na EMMA

``Foi um excelente Concerto! Parabéns aos alunos, aos professores e restante equipa.`` SÃO MARTINS

#Estudar na EMMA

``A cada ano estão melhores. Parabéns`` ANA PAULA FERREIRA PINTO

#Estudar na EMMA

``A melhor escola sem dúvida, o meu filho estuda nesta escola vai para 5 anos não podíamos estar mais satisfeitos.`` - HELENA NEVES

#Estudar na EMMA

``Instalações muito boas, preços bons, e professores dedicados. Salas óptimas, resultados magníficos. O meu filho inscreveu-se e no final do ano sentimos uma evolução ímpar! Boa festa de fim de ano. O ensino mantém os alunos sempre motivados. Estamos contentes e recomendamos.`` VIA GOOGLE PLUS

#Estudar na EMMA

``Gostei muito das condições da escola e em especial os preços, que em comparação com outros sítios que vi é muito melhor `{`...`}`. O programa para crianças é muito bom... a minha filha adora e está sempre a treinar e a falar das aulas. A minha opinião é que vale mesmo a pena visitar e inscrever `{`...`}`.`` VIA GOOGLE PLUS

#Estudar na EMMA

``Adorei as instalações, condições fantásticas, preços acessíveis e professores excelentes.`` - VIA GOOGLE PLUS

#Estudar na EMMA

``Excelente... só vendo! Recomendo!`` - RODRIGO DOMINGUES

#Estudar na EMMA

``Sem dúvidas nenhumas... Uma grande escola.`` - SÉRGIO FERREIRA

Search
1\ Cursos de Formação Profissional de Música Moderna

Especialidade

Curso Profissional

A) Guitarrista
B) Vocalista
C) Teclista
D) Baixista
E) Baterista
F) Songwriting

Duração

Curso Profissional

8 Módulos de duração de 20h cada: Especialidade + 8 Módulos de duração de 20h cada: Módulos gerais*

Num total de 320 horas de formação
* Teoria, Treino Auditivo, Combo

Curso Profissional

sobre o curso

| Descrição: Curso de formação profissional certificado específico para instrumentistas, cantores e cançonetistas, com o objetivo de formar especialistas em música moderna, ou seja, pop e subgéneros (incluindo hip-hop), rock e subgéneros (incluindo heavy metal), blues, rhythm & blues, funk, jazz, música latina e fusão.

| Datas:
A) Candidaturas: 16 de outubro e 20 de novembro
B) Provas práticas e análise de portfolios: 04 e 20 de dezembro
C) Comunicação de admissão entre 7 e 17 de janeiro
D) Inicio dos Módulos de Formação: fevereiro de 2018
E) Final do primeiro módulo: junho 2018
F) 2ª Admissão: setembro 2018

| Horário:
2ª a 6ª | 15h00-18h00.
(aulas pontuais fora do horário: 10h00-13h00, 18h00-21h00)

| Participantes:
20 Participantes por turma

| Destinatários:
Músicos amadores com alguma experiência ou profissionais da música que querem aprimorar as suas capacidades e obter um certificado profissional emitido pelas entidades governamentais competentes. Músicos que pretendem obter reconhecimento profissional em música moderna; músicos que têm o objetivo de entrar no ensino superior em Portugal ou no estrangeiro, desenvolvendo os diversos estilos englobados no conceito de “música moderna”.

| Objectivos:
Estimular e aprofundar radicalmente a vocação técnica e criativa. Aprender técnicas específicas no instrumento, aumentar radicalmente o potencial de execução e capacidade aural, desenvolvimento de competências teóricas e práticas ligadas ao profissionalismo e da excelência de execução, interpretação e criação de música. Formar músicos profissionais capazes de executar trabalhos exigentes, plenos de conhecimento prático e teórico, potenciando a interpretação e criação de obras musicais complexas.

| Certificação:
O curso é certificado pela Direção-Geral ERT sendo que a EMMA é uma entidade certificada. Os certificados são emitidos na plataforma SIGO, coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

| Saídas Profissionais:
Instrumentistas ou vocalistas, compositores de canções em diversos géneros musicais. Músicos de sessão para estúdios e artistas, membros de bandas, freelancers, demonstradores de produtos de marcas. Tutores de instrumento ou canto. Letristas no caso da vertente songwriting. Candidatos ao ensino superior no estrangeiro ou em Portugal.

| Requisitos de Admissão:
A) Conhecimentos musicais prévios na opção de especialidade a que se candidata.
B) Ter mais de 16 anos de idade à data de inicio do curso.
C) Obter resultado positivo na entrevista e prova de conhecimentos ou revisão de portfolio no caso da especialidade de songwriting.
D) Apresentação de certificado de habilitações.
E) Apresentação de CV completo ou declaração de intenção no caso de inexistência de CV.

| Processo de Admissão:
A) Os candidatos fazem a inscrição para entrevistas e provas, apresentando o seu cartão de cidadão e um comprovativo de residência. Os menores de idade têm de ser acompanhados do seu tutor legal. A inscrição para entrevista e provas tem um custo imputável ao candidato; esse valor é tabelado, é pago antecipadamente e não é reembolsável após terem sido marcadas a entrevista e/ou as provas práticas.
B) É feita a entrevista presencial para que o candidato possa apresentar informalmente as suas convicções relativamente ao curso e à música em geral. O candidato deve ser portador do seu portfolio de temas originais ou da lista informativa com os dois temas a interpretar na prova prática.
C) O candidato a especialidades de instrumento ou canto, prepara-se para executar perante um júri dois temas, que podem ser originais, ou versões de temas. Os temas têm de demonstrar consciência estilística coerente com a natureza do curso. A performance é gravada para referência e classificação.
D) As decisões de admissão ou não admissão serão comunicadas aos candidatos. Note-se que existem vagas limitadas e que nem todos os candidatos poderão entrar. Além das admissões, existirá a condição de “candidato escolhido”. Neste caso significa que o candidato teve um parecer positivo e fica a aguardar colocação na admissão seguinte sem ter de repetir provas.
E) Os candidatos admitidos fazem a matricula. Após a matricula, aguardam a data de inicio de curso.

| Exemplo da Organização Modular
Curso de Formação Profissional de Música Moderna;
Especialidade de guitarra elétrica

  1. Módulo de Formação 1) Escala maior e menor relativa em todas as tonalidades e sistema multi-posições de mapeamento do braço da guitarra. A simetria da guitarra. Estudos com metrónomo. Intervalos e padrões melódicos. Pentatónica maior e menor, aplicação em contexto. Escala blues maior e menor. Modos da escala maior, aplicação relativa e derivada. Escala menor Jazz (menor melódica) e os modos da escala menor Jazz. Escala menor harmónica e modos da escala menor harmónica. Escala cromática. Escala de tons inteiros. Escala diminuta, escala octatónica HW e WH. Noção de aplicação de escalas e modos à harmonia. Escalas bebop maior, menor e dominante. Harmónica maior. Escalas exóticas.
  2. Módulo de Formação 2) Tríades fechadas, tipos e grupos de cordas. Inversões fechadas. Aplicação horizontal e vertical. Estudo de tema pop-rock. Posições de ataque X5, X58 e 5X58. Ritmos e aplicação em repertório. Tríades abertas e inversões de tríades abertas. Tétrades: os tipos de acordes de sétima. Vozes e a impraticabilidade de tétrades fechadas. Estados das tétrades. Sistema Drop 2 em vários grupos de cordas. Comping de temas do real book Jazz. Inversões Drop 2. Extensões e substituições de harmonia Drop 2, Acordes de 9ª. Chord Melody: Harmonização de melodia. Sistema Drop 3 em grupos de cordas. Iniciação às inversões Drop 3. Nucleos R35 e R73. Comping jazz com base line, notas de aproximação e núcleos: Bird’s blues. Tensões. Acordes híbridos, slash chords: Maiden Voyage. Improvisação de acompanhamento e melodia.
  3. Módulo de Formação 3 Blues de 12 compassos, visualização e interiorização.  Marcha Jimmy Reed, o autentico shuffle americano. Variações do 12 Bar. Rail Road shuffle. Aplicação da escala blues em contexto de autenticidade: micro-bends. Relação paralela menor/maior. Notas adicionais à escala menor blues: duas terceiras. Blues de 8 compassos. T-Bone Walker. Licks e vocabulário. Call e Answer: improvisação com método. Técnicas de controlo de bendings. Visualizar o trítono. Aplicação do Xmb7b5 a partir da 3ªmaior do Dominante. Slide nines. Pocket, aplicação rítmica e o momento de execução: Controlo de Groove. Estudos de Magic Sam. Linguagem e influências. Estudos de Buddy Guy e Jr. Wells. Solos. Abordagem Jump e Flat tire. Blues Menor: estudos de BB King. Slide Guitar: afinações e técnica. Estudos de Elmour James, Robert Lockwood, Son House, Muddy Waters, John Lee Hooker. Blues Rock e o Gospel: Freddy King. Jazz Blues: walking bass e comping. Estudos de Burrell e Grant Green. Transcrição de solos.
  4. Módulo de Formação 4 As influências do Blues no Rock. Explorando a pentatónica em padrões. Técnicas de aumento de velocidade e palhetagem. Os segredos dos bendings. Estudos de Eric Clapton. Como os ícones usam o vibrato. Utilização de modos em Rock. Estudos de Jimmy Page. Afinações abertas em Rock. Pentatónica maior e seus usos em Rock. Combinações de pentatónicas. Sequencias modais. Eixo modal. A escala Hexatónica maior. Estudos de David Gilmour, Estudos de Jeff Beck. Estudos de Jimmy Hendrix. Modos a 3 notas por corda. Imposição 3 em 4. Sextinas. Legatos, Tapping. Estudos de Joe Satriani. Estudos de Eric Johnson. Estudos de Steve Vai. Disciplina de estudo. Shredd Guitar. Harpejos e sweep picking. Sweep, legato e tapping. Improvisação: preparação para a fusão rock com jazz: Harpejos estendidos.

A descrição dos módulos seguintes será apresentada sumariamente no site, encontrando-se disponível para consulta presencial.

  1. Módulo de Formação 5 Funk e ferramentas de expressividade técnica e rítmica avançada. Desde o 16 feel à transcrição e análise de solos de Funkadelic e Mace’O Parker.
  2. Módulo de Formação 6 Desenvolvimento Jazz: Repertório e técnicas de acompanhamento e improvisação. Desde a aplicação de tríades a transcrição e análise de Coltrane. O swing verdadeiro.
  3. Módulo de Formação 7 Harmonia Avançada, incluindo harmonia quartal, harmonização da harmónica maior e da octatónica.
  4. Módulo de Formação 8 Estudos e analise de solos nomeadamente do “All the things you are” em várias versões. Menor jazz exclusivamente sobre o “Moose the Mooch”. Aplicação pentatónica avançada: Giant Steps. Pat Martino e os estudos diminutos avançados. Articulação, dinâmicas, continuidade do fraseado. Jazz ECM. Harmonia não funcional.

Formador/Docente: Dr Pedro Duarte
Licenciado em Performance de Música Criativa, na especialidade de guitarra elétrica pela Universidade de Falmouth na Inglaterra e pelo Detroit Institute of Music Education. É graduado Mestre em Música pela Universidade de Bath Spa na Inglaterra e fez o Master em Performance, vertente guitarra, pela Berklee College of Music. É investigador de Doutoramento PhD em música, vertente de performance criativa, na Universidade de Bath Spa. É formador com certificado CCP.